Porquê as pessoas traem?
- Carla Rezende
- 22 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2024

NECESSIDADE DE SE AUTOAFIRMAR
Algumas pessoas traem para reafirmar sua atratividade e capacidade de sedução. Isso pode ser particularmente relevante em momentos de crise de idade ou mudanças significativas na vida.
INSATISFAÇÃO NO RELACIONAMENTO
Quando uma pessoa sente que suas necessidades emocionais ou físicas não são atendidas no relacionamento, ela pode buscar essa satisfação fora do casamento ou do namoro. Isso pode incluir falta de intimidade ou comunicação deficiente.
PROBLEMAS PSICOLOGICOS
Distúrbios psicológicos como narcisismo, transtorno de personalidade limítrofe ou outras condições podem influenciar o comportamento infiel. Isso pode afetar a capacidade de uma pessoa de respeitar os limites do relacionamento.
VINGANÇA OU RETALIAÇÃO
Em alguns casos, a traição pode ser uma forma de vingança ou retaliação por infidelidades anteriores ou outras mágoas dentro do relacionamento.
AUTOSSABOTAGEM
Não mereço ser feliz
Traumas familiares, ou a maneira como formou a personalidade se achando inferior, não merecedor do parceiro ou da condição de ser feliz.
INSEGURANÇA
Trai antes de ser traído, pessoas com baixa autoestima podem trair para se sentir mais desejados ou valorizados. A atenção e a validação de uma nova pessoa podem temporariamente elevar a autoimagem de alguém.
CARÁTER
A traição revela o ego das pessoas. A realidade é que a traição sempre é uma escolha pessoal e deliberada. Ninguém é forçado a trair; é uma decisão consciente que revela a ausência de lealdade, respeito e empatia.
Esses fatores NÃO justificam a infidelidade, mas ajudam a entender a complexidade do comportamento humano.
A traição é muitas vezes um sintoma de problemas mais profundos no relacionamento ou na vida individual da pessoa que trai, a terapia e o autoconhecimento são passos libertadores para lidar com essas questões.
Você está passando ou já passou por isso?
A terapia ajuda você a elaborar o acontecido e se restabelecer, não sofra sozinha.