Burnout: Causas e como evitar?
- Carla Rezende
- 24 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Origem
A palavra “burnout” é oriunda do inglês, podemos traduzir como “apagar”, no intuito de esgotar. A Síndrome de Burnout não é considerada uma doença, mas uma mudança psicológico que vem da exaustão extrema do corpo e da mente.
O estresse pode dividir-se em três causas, pessoal, profissional e situacional.
O crescimento expressivo deste fenômeno afeta muito mais as mulheres do homens, segundo pesquisa feita no SUS ( Sistema Único de Saúde), em 2023.
Causas do Burnout
No passado, as fronteiras entre o trabalho e o prazer eram definidas com mais clareza. A jornada dupla de trabalho e luta para dar conta de tantas funções, faz com que as pessoas se esforcem além das suas capacidades físicas e mentais para executar suas tarefas muitas delas sob pressão, os mercados mais afetadas são educação, saúde e serviços, exatamente pelos cargos serem mais ocupados por mulheres.
Outro fator de peso tem sido a tecnologia, estamos sempre conectados, a busca capitalista por produção acelerada desumaniza as pessoas, que rompem os seus limites agindo como máquinas.
Como evitar?
O primeiro passo é buscar tratamento terapêutico, eleger mudanças no trabalho, promover um novo estilo de vida iniciando atividades prazerosas como um hobby, ficar mais na companhia da família ou de pessoas da sua estima, em alguns casos o uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos é necessário. É muito importante buscar
ajuda profissional para entender qual o caminho é o mais adequado.
Vamos tratar suas emoções?